sábado, 2 de agosto de 2014

São josé prevê evolução durante estadual

Técnico-Luiz Zanon do são josé
Posicionada à beira da quadra do ginásio Lineu de Moura, a comissão técnica do São José Basquete costuma conversar em roda antes do início dos treinos do time. Entre um assunto mais descontraído e outro, um é constantemente discutido pelo grupo: as recomendações para as atividades que terão início no dia.
A troca de informações já era frequente, mas, nesta pré-temporada, faz-se ainda mais necessária. Como os treinos começaram há apenas uma semana, e a estreia no Campeonato Paulista já acontece daqui oito dias, todo o cuidado é pouco para evitar que problemas físicos apareçam ao longo das competições.
Na última pré-temporada, o São José deu início aos treinos com cerca de um mês de antecedência. A boa preparação ajudou o time, por exemplo, a ter poucas lesões musculares no NBB 6. Quase todas que aconteceram ao longo da competição foram por traumas causados em lances dos jogos.
Neste ano, por conta da demora para definição do orçamento e, consequentemente, para a montagem do elenco, os treinos começaram mais tarde. O tempo disponível para a pré-temporada ficou curto. Com isso, os torcedores da equipe provavelmente encontraram nos primeiros jogos do estadual um time ainda em processo de evolução.
– O ideal seria ter um mês de preparação. Gostaríamos de ter feito uma prevenção um pouco melhor. De o Adilson (Doretto, preparador físico) ter tido, pelo menos, uns 15 dias anteriormente para fazer base aeróbica. Mas não foi possível. Estamos tomando o máximo de cuidado possível e dosando bastante para não ter lesões. Há um risco um pouco maior (de lesões), mas estamos trabalhando para evitar isso. O Zanon está sendo bastante coerente, dosando bastante os treinos. Ele sabe que é um início conturbado. O que vai acabar acontecendo é que nós vamos evoluindo durante o início do Paulista. Não tem como ser diferente – disse o fisiologista do time, Fabiano Barros.
Barros é o responsável em realizar os exames fisiológicos nos atletas. Desde a semana passada, já os tem feito. Por meio desses testes, sabe a condição física de cada jogador e como cada corpo se recupera e corresponde às atividades. Os dados coletados auxiliam no trabalho dos demais integrantes da comissão técnica, como do preparador físico, Adilson Doretto.
Nos treinos do período da manhã, Doretto é quem tem comandado as atividades. Trabalhos de resistência e força são realizados na academia e, depois, treinos aeróbicos em quadra. À tarde, Luiz Zanon aplica treinos técnico e táticos para treinar o time para a estreia no Paulista, em 7 de agosto, contra o Internacional de Santos, às 20h, no Lineu de Moura.
– No começo do Paulista, vamos estar praticamente no meio desse período básico. Com certeza, o time não vai estar com aquela velocidade, com aquele arranque, mas, durante o campeonato, acredito que vamos estar chegando. Pretendemos estar com uma boa condição física e técnica, mais ou menos, na metade de setembro ou começo de outubro. Queremos chegar com a equipe em uma condição excelente em meados de outubro – afirmou Adilson Doretto.
Apesar de ainda não ter se apresentado ao clube, o armador Manny Quezada tem feito um trabalho de preparação física nos Estados Unidos sob as orientações do preparador físico joseense. A reapresentação do atleta está prevista para acontecer em 15 de agosto.
fonte: globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário